Após quase dez anos desenvolvendo web site, percebi de muitos clientes solicitações para que seu logotipo fique nas mais variadas posições. No lado superior esquerdo abaixo de uma foto ou sozinho, no centro, à direita. Nenhum deles sabia dizer bem o por quê, mas todos tinham a célebre frase: "por que assim fica melhor, você não acha?".
Se ele acha que fica melhor, tudo bem. O problema acontece quando passam a bola pra mim. Para nós, os designers. Os web designers. O que faz um projeto bem sucedido vale tanto para a mídia eletrônica quanto para a mídia impressa. Eu tenho as respostas, mas será que serei capaz de fazer o cliente compreender?
Recentemente numa reunião com o cliente, após sermos submetidos a uma verdadeira sabatina composta por mais de vinte pessoas analisando nosso layout para um novo site, um membro do grupo disse que não tinha gostado de nossa proposta. Na nossa versão, colocamos a foto do lado direito e o logotipo ocupando o topo superior inferior, logo abaixo do menu global. A pessoa disse que via na internet as "logomarcas" sempre ao lado da foto, que ficava no topo superior esquerdo, com o logotipo bem do lado direito desta.
Neste caso em específico, no nosso briefing, fomos orientados para ousar. O cliente nos deixou bem claro que queria se destacar, criar um diferencial visual. Elaboramos toda a página pensando neste quesito: inovação. Mas nem sempre o próprio cliente está pronto para o novo.
Surgiu então a pergunta: por que parece que todos os sites exibem o logotipo do lado esquerdo? Se é para ser assim, por que razão?
Segundo Jakob Nielsen, no seu famoso livro Usabilidade para Home Page, 50 Web Sites desconstruídos, ao construir um site deve-se "exibir o nome da empresa e/ou o logotipo, em um tamanho razoável e em um local de destaque". Mas qual área de destaque seria adequada para posicionar algo que seja representativo de toda uma empresa ou instituição? Ele continua dizendo que "essa área de identificação não precisa ser grande, mas deve ser maior e mais destadaca do que os itens a seu redor, de modo a chamar de imediato a atenção quando os usuários entrarem no site. Geralmente, o canto superior esquerdo é o melhor posicionamento para os idiomas lidos da esquerda para a direita".
Então está aí. Se seu público alvo não é árabe ou japonês, então sugiro que posicione o logotipo do site no canto superior esquerdo.
4 comentários:
Geralmente... aí é que está a questão! O problema é que todo mundo só quer assim e acaba ficando algo desagradável todos os sites com este mesmo padrão. Quando é que irão perceber que para seu site ter originalidade também pode-se variar no "geralmente" ?
Penso que devemos considerar esta padrão e, dependendo do perfil do cliente, propondo originalidades também na colocação de seus logos.
A leitura é sempre feita da esquerda para a direita e de cima para baixo. Isso cria uma diagonal que baseia toda a leitura da página. É uma regra básica de composição, mas que também pode ser usada criativamente e ser quebrada em alguns casos.
Não faço websites, sou fotografo, mas muitas fotos boas geralmente se destacam exatamente por quebrarem totalmente as regras de composição. Quebram nossa cabeça também e chamam nossa atenção e curiosidade. Isso pode ser aplicado a música, fotografia, pintura..etc.
O logo com certeza tem que ficar em um local de destaque, mas esse destaque pode ser dado por um bom trabalho com cheios e vazios, com cores, fontes...etc. Imagina, por exemplo uma página toda em tons de verde. Se o logo for vermelho, onde você colocá-lo ele irá se destacar...São cores contrastantes, e talvez um verde menos saturado destacará e evidenciará um vermelho mais "potente", onde quer que ele esteja...
Desculpa, escrevi demais...
Daniel
Daniel, tua insistência em quebrar regras ainda fará de ti um grande homem. Uma dica desta velha senhora, porém: certifique-se de que as regras escolhidas a quebrar, sejam as certas para ti.
Obrigado pelo delicioso somentário.
Eu acho que sei pq.
Lembra daquelas imagens que vc mostrou no curso de webwriting? Lá mostrava que o lado esquerdo é a direção onde os internautas mais olham quando entram num site. Eles quase não olham pro lado direito. A cor era cinzenta.
Também quando imaginamos que uma coisa vai começar, só a imaginando chegando a partir da esquerda. É a mesma coisa em um caderno, sempre começamos a escrever pelo lado esquerdo. Menos os árabes, é claro. Num sei como eles conseguem aquilo... questão de cultura né?
Num sei se acertei, mas isso é o que eu acho...
Postar um comentário