18 fevereiro 2008

Seu olhar sobre Fortaleza, ainda pode virar um filme...

Pegue sua câmera. Pense sobre o lugar na cidade de Fortaleza com o qual você mais se identifica ou tem uma história para contar. Faça 1h de filme, ou menos. Mande pra Funcet e seu material, poderá virar parte de um média-metragem. Esta é a idéia base para o projeto Fortaleza 24 Horas.

A Funcet lança edital para realização de vídeo, para celebrar os 282 anos da cidade. A Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Fundação de Cultura, Esporte e Turismo (Funcet) e Vila das Artes, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Associação Cine Ceará, realiza o projeto "Fortaleza 24 horas". A cidade sob 24 diferentes pontos de vista. Em cada olhar, uma forma de contar o passar das horas nesta Fortaleza de muitas feições.

A idéia é que cada realizador faça um vídeo de um minuto sobre determinada hora na cidade de Fortaleza. Por fim, será editado um vídeo coletivo de 24 minutos.

Os vídeos de um minuto – que podem ser de ficção, documentário, animação ou qualquer outro formato – serão feitos por realizadores selecionados por meio de edital do Núcleo de Produção Digital(NPD) / Rede Olhar Brasil, que integra a Vila das Artes. Cada vídeo retratará uma hora distinta do dia. As inscrições já estão abertas e prosseguem até o dia 1º de março.

Para tanto, os proponentes devem entregar os projetos diretamente no NPD (Rua General Sampaio, 1632), no horário das 9h às 12h e das 14h às 17h, ou por meio de postagem, como correspondência registrada com "Aviso de Recebimento" (desde que sejam entregues na coordenação do NPD até as 12h do dia 03 de Março de 2008).

O edital viabiliza o empréstimo do equipamento necessário para a realização dos vídeos, além de transporte e um técnico para acompanhar as gravações. Qualquer um pode participar da seleção, desde que o projeto cumpra as determinações do edital. A exceção fica para osintegrantes da comissão de seleção. O resultado dos selecionados será divulgado no dia 15 de março. Os realizadores terão até 24 horas, ao longo de dois dias, para produzir e gravar o vídeo, sendo 12 horas para cada dia.

As gravações serão feitas entre os dias 24 de março e 5 de abril. Para a captura de imagens e a edição do vídeo, os realizadores terão até 8 horas, entre os dias 26 de março a 11 de abril, sendo que o NPD disponibilizará um técnico para acompanhar a edição e, caso solicitado, operar os equipamentos.

Todos os vídeos de um minuto, assim como o média-metragem de 24 minutos, deverão ser disponibilizados sob a licença Creative Commons do tipo: atribuição-uso- não-comercial- compartilhamento , como descrito no site: http://creativecomm ons.org. O média-metragem será lançado no dia 13 de abril – aniversário de Fortaleza – em seis exibições públicas realizadas pelos alunos do Projeto Pontos de Corte, da Escola de Audiovisual, como parte da programação do 18º Cine Ceará.

Para ver o Edital http://www.fortaleza.ce.gov.br/pdf/fortaleza24.pdf
Para saber mais: www.prefeitura.ce.gov.br

Nenhum comentário: