17 março 2008

Priorizar o conteúdo por data ou por importância?

Em sua última AlertBox, Jakob Nielsen publicou o resultado de um estudo sobre o conteúdo a ser exibido na primeira página de um site. A importância e a linha de tempo, são os dois parâmetros abordados em cada discussão realizada pelos pesquisadores dos laboratórios da HP.
 
Afinal, o que deve estar em destaque na principal? Uma grande história ou o conteúdo mais recente? Dave Winer, um respeitado inventor de manchetes, de softwares para blogueiros dentre outras novidades na área editorial, defende que os sites apresentem o conteúdo respeitando uma ordem cronológica. O último texto a ser inserido aparece primeiro, e os anteriores vão ficando na fila, mais atrás, de acordo com a data.
 
Você pode ver a defesa dele em > http://tinyurl.com/3x4zvn 
 
Quem trabalha com editoriais, sabe que esta não é a ação praticada no dia-a-dia. De fato, esta idéia de Winer, bate de frente com o a abordagem normal, comumente praticada.  Primeiro o que é mais importante. Se é uma grande história, vai ficar em destaque na página principal do site, de maneira a chamar a atenção e causar impacto.

As duas abordagens foram comparadas em um estudo encomendado pelo site do Jornal The Economist e executado pelos laboratórios HP. No final, concluíram que a melhor forma é a que aborda a linha do tempo no caso de a média de vida da história em questão ser menor do que 6 horas. Mas se o tempo de vida de matéria é maior do que 6 horas  o ideal é que ela seja a prioridade.
 
Por tempo de vida de um conteúdo entenda-se o tempo necessário para que o interesse do usuário caia pela metade, por exemplo se medido por número de clicks.
 
Na minha opinião, o tempo de vida de um conteúdo depende ainda de mais uma variável: a natureza do site. Dependendo da quantidade de informação produzida, uma matéria pode ficar ou não por mais de 6 horas. Há casos em que fica até por mais de um dia, sem perder o interesse (resultado de concurso, por exemplo). Para jornais, revistas, blogs ou outros veículos geradores de informação, acho que 6 horas é um número sagrado, considerando que esta pesquisa é baseada em várias deduções e dados coletados do website Digg, totalmente baseado em weirdos. No geral, este detalhe não afeta a credibilidade da pesquisa.
 
A conclusão da pesquisa, pode ser:
  • Prioridade ao conteúdo organizado por data e hora se tem curta duração
  • Prioridade por importância para conteúdo de longa duração
O estudo pode ser visto aqui  > http://www.economist.com/science/displaystory.cfm?story_id=10804121
Para os acadêmicos, versão completa > http://ssrn.com/abstract=1087132 

Nenhum comentário: